Translate

domingo, 17 de junho de 2012

A guerra na Europa

  O governo inglês, aliado ao da Polônia, declarou guerra à Alemanha. A França, aliada da Inglaterra, fez o mesmo.

  As tropas alemãs registraram muitas vitórias no começo da guerra. Seus generais tinham desenvolvido a técnica da Blitzkrieg (guerra-relâmpago), que consistia em ataque fulminantes. O exército alemão possuía tropas bem treinadas e armamentos modernos. Com esses meios, os nazistas ocuparam rapidamente a Bélgica, a Holanda, a Noruega, a Dinamarca e parte da França. Em 1940, a Itália entrou na guerra, consolidando o já existente Eixo Roma-Berlim. Algum tempo depois o Japão aliar-se-ia a esse bloco.

  Na primavera de 1940, em apenas seis semanas, os alemães haviam dominado quase toda a França, tendo o governo francês abandonado Paris e se instalado em Vichy, no sul da França.

  Com o rápido avanço das tropas alemãs por terra, os exércitos ingleses e franceses ficaram concentrados na praia de Dunquerque, no norte da França. Mas conseguiram se retirar para a Inglaterra em navios, barcos pesqueiros e até embarcações particulares que a marinha inglesa, com a ajuda dos Aliados, mobilizou para esse fim. O episódio ficou conhecido como Retirada de Dunquerque.

  No final de 1940, a Alemanha dominava quase toda a Europa. Dentre seus adversários, a Inglaterra era o país que se encontrava em melhores condições de continuar a resistência.

  Em agosto daquele mesmo ano, o governo alemão começou os ataques aéreos em massa contra a Inglaterra. A aviação inglesa, com o auxílio de radares, conseguiu resistir, causando enormes perdas à aviação alemã e levando Hitler a abandonar a ideia de invadir o território inglês.

  Derrotado na Inglaterra, Hitler voltou-se para seu grande projeto: conquistar a União Soviética. Ele acreditava que com essa conquista a Alemanha se transformaria num império invencível.

  Antes, porém, de atacar a União Soviética, Hitler colaborou com Mussolini na invasão da Grécia. Os alemães derrotaram os gregos e os iugoslavos.

  Para a guerra contra a União Soviética, o governo nazista preparou uma força com cerca de 4 milhões de homens, 3 300 tanques e 5 000 aviões.

  Julho de 1941: tanques de guerra alemães passam por aldeia soviética em chamas, incendiada pelo povo antes da evacuação, durante a invasão nazista




Diante da torre Eiffel, Hitler caminha com seu estado-maior, um dia após a capitalação da França, em 23 de junho de 1940.

Nenhum comentário:

Postar um comentário