Translate

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A invasão da União Soviética I


    No dia 22 de junho de 1941, 150 divisões do exercito nazista iniciaram a invasão da União Soviética. Estava rompido o pacto de não-agressão entre os dois países, assinado em 1939 por Hitler e Stalin.

    As tropas nazistas invadiram a União Soviética organizadas em três frentes: um exército marchou em direção ao norte, para cercar Leningrado; outro, em direção ao centro com o objetivo de conquistar Moscou; e um terceiro rumou em direção ao sul, com o objetivo de apoderar-se dos campos de trigo da Ucrânia.

    Atacado de surpresa, o exército soviético não conseguiu impedir o avanço das tropas nazistas, que, em menos de um mês, já haviam percorrido 750 quilômetros em direção ao interior do país e se aproximavam cada vez mais da capital, Moscou.

    O governante soviético Josef Stalin fez um pronunciamento convocando os soviéticos à luta:

    O inimigo é cruel e implacável. Pretende tomar nossas terras regadas com o suor de nossos rostos; tomar nosso cereal, nosso petróleo, obtidos com o trabalho de nossas mãos. Pretende restaurar o domínio dos latifundiários, restaurar o czarismo (...), germanizar os povos da União Soviética e torná-los escravos de príncipes e barões alemães (...). Por isso, o povo deve abandonar toda a benevolência (...); não pode haver clemência para o inimigo (...). E (principalmente) em caso de retirada forçada (...), todo o material rodante tem que ser evacuado. Ao inimigo não se deve deixar um único motor, um único quilo de cereal ou galão de combustível (...). Todos os artigos de valor, inclusive metais, cereais, combustível, que não puderem ser retirados, devem ser destruídos. Nas áreas ocupadas pelo inimigo devem organizar-se guerrilhas, montadas e a pé; devem formar-se grupos de sabotagem para combater o inimigo.

                                                                                            (Citado em: Antonio pedro. A Segunda Guerra Mundial. São Paulo/Campinas, Atual/Unicamp, 1986, p. 26.)




Invasão alemã a URSS




Imagem de um campo de batalha na Ucrânia.

Unidade alemã utilizando cavalos, região de Kursk União Soviética.

Soldados alemães fazem buscas em aldeia russa ocupada durante a guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário