Em 1941, a guerra européia se transformou em guerra mundial: a invasão da União Soviética pela Alemanha e o ataque japonês, em dezembro, à base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, envolveram outros países no conflito.
A agressão japonesa a Pearl Harbor levou os Estados Unidos a entrarem efetivamente na guerra. Até então, os país colaborava indiretamente com os aliados.
Após esse ataque, o Japão realizou diversas conquistas: na China e na Indochina, nas Filipinas e na Indonésia, passando a ameaçar, inclusive, a Austrália. As conquistas japonesas indicavam o desejo de se tornar o Pacífico um oceano japonês.
A Alemanha, aliada do Japão, declarou guerra aos Estados Unidos. Naquele momento, porém, o objetivo mais importante para Hitler era a conquista do leste da Europa, região importante para a expansão alemã. A guerra contra a União Soviética era representada como uma luta contra o comunismo. Hitler declarou que as cidades de Moscou e Leningrado, juntamente com sua população, deveriam se destruídas; dessa forma, segundo o ditador, nao haveria necessidade de alimentá-las.
As instruções às tropas alemãs que chegavam ao terrtório soviético eram as seguintes: "Utilizar meios ilimitados, quaisquer que sejam eles, inclusive contra mulheres e crianças. Nenhum alemão que participe das operações deve ter responsabilidade pelos atos de violência nem ser submetido a nenhuma medida disciplinar".
(Antonio Pedro. A Segunda Guerra Mundial. São Paulo/Campinas, Atual/Unicamp, 1986, p.26.)
Ataque a Pearl Harbor
O ataque a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de dezembro de 1941
O ataque em Pearl Harbor, na ilha de Oahu, Havaí, foi executado de surpresa contra a frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos da América e as suas forças de defesa, o corpo aéreo do
Exército estado-unidense e a força aérea da Marinha.
O ataque danificou ou destruiu 11 navios e 188 aviões e matou 2403 militares estado-unidenses e 68 civis. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em seis meses a um ano, reconstruir a frota.
O ataque marcou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra do Pacífico.
Perdas das Forças Armadas dos EUA
Os relatórios oficiais norte estadounidenses enumeram os seguintes danos sofridos:[7]
- O encouraçado Arizona explodiu, levando mais de 1000 vidas
- O encouraçado Oklahoma emborcou, deixando apenas pequena parte do casco acima da linha de água
- O encouraçado California afundou, ficando parte das suas bateriais principais acima da linha de água
- O encouraçado Nevada encalhou, sofrendo danos severos
- O encouraçado West Virginia afundou
- O encouraçado Maryland sofreu danos moderados, sem necessidade de reparos em doca seca
- O encouraçado Tennessee sofreu danos moderados, exceto na ponte de comando, onde os danos foram severos
- O encouraçado Pennsylvania, atingido nas docas secas, sofreu danos sérios, porém não de natureza vital
- O encouraçado Utah, usado como navio alvo, emborcou
- Os cruzadores Leves Releigh, Helena e Honolulu foram danificados moderadamente
- Os contratorpedeiros Cassin, Downess e Shaw foram seriamente danificados
- O navio de reparos Vestal foi intencionalmente encalhado para prevenir afundamento
- O porta-hidroaviões Curtiss foi severamente danificado por choque com um avião e por uma bomba de 500 kg
- O lança-minas Oglala emborcou.
Os aviadores japoneses concentrara-se nos navios de superfície, poupando outros alvos de grande interesse. Nenhum dos nove submarinos que estavam fora dos bunkers foi alvejado. As oficinas de reparo não foram atingidas, permitindo que a recuperação de diversos navios danificados iniciasse imediatamente. O parque de tanques de combustível tampouco sofreu danos relevantes. Se fosse destruído, tornaria a base inoperante por um longo período.
O USS Arizona em chamas após ser bombardeado pelos japoneses.
O USS California afundando.
A posição dos navios de guerra estado-unidenses apresentava uma atrativa concentração de alvos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário